Técnicas de respiração
24/08/2021 16:48 em Inspire-se

Toda técnica respiratória e tântrica yogue é psicofísica, portanto deve ser feita com máxima atenção e mentalização, de preferência sobre as partes trabalhadas.

A respiração completa do ar preenche todo o organismo, levando prana para todos os órgãos e células do corpo. Para executá-la, inspire dilatando o abdômen e, sem mudar seu ritmo de inspiração lenta e contínua, dilate ligeiramente as costelas. Ainda inspirando, encha de ar a parte alta dos pulmões. Comece a expirar vagarosamente, soltando primeiro o ar que está retido na parte de cima dos pulmões, depois o que se encontra na parte média e, por fim, o da parte baixa dos pulmões. Coloque as mãos em cada área preenchida pelo ar para maior consciência. Saiba que essa técnica deve ser dominada com o tempo, por meio de muita prática.

 

A segunda forma de executar descrita pelo Professor Gerson D´Addio Silva consiste em fazer estes movimentos descritos anteriormente juntos e de forma uniforme, na inspiração expandindo as três partes, e ao expirar contraindo. É bom ressaltar que a respiração involuntária contrai a musculatura na inspiração, e na expiração a ação é passiva, ou seja, quando o ar entra, os músculos relaxados se contraem para fazer a entrada dele, e ao inspirar, os músculos relaxam para fazer sua saída.

 

*Trecho do livro "Tantra, da sexualidade à iluminação" de Otávio Leal (Dhyan Prem)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!