O conhecer é necessário
22/11/2021 09:46 em Inspire-se

"A crença é um substituto pobre para o conhecimento; na verdade, não é absolutamente um substituto. Você não acredita no sol — você o conhece. Eu estou aqui — você não acredita em mim, você me conhece. Você está sentado aí — você não acredita que está sentado, você conhece o fato. Você acredita em Deus, você não O conhece.

 

A ignorância pode se tornar uma crença ou uma descrença, mas a ignorância continua sendo ignorância. O conhecer é necessário. E saiba desta sutil distinção. Não uso a palavra 'conhecimento', uso a palavra 'conhecer' pois conhecer é um processo e conhecimento é algo já terminado. O conhecimento é como uma coisa — acabada; pode-se possuí-lo, pode-se tê-lo nas mãos, pode-se manipulá-lo, está completo. Conhecer é um processo, é um rio; está sempre acontecendo; nunca se pode possuí-lo; não se pode dizer que está acabado. A existência é eterna, como pode acabar? Como é possível chegar a um ponto onde se possa dizer: "Agora já conheço tudo"? Esse ponto não chega nunca.

 

Quanto mais você conhece, mais as portas se abrem. Quanto mais você flui, mais os mistérios estão prontos para lhe serem revelados. Quanto mais você conhece, mais se torna capaz de conhecer — e isso não tem fim. É por isso que uso a palavra 'conhecer' e não 'conhecimento'. Conhecimento é uma coisa morta, é passado, já foi para o túmulo. Conhecer está sempre no presente; é um fluxo, é como um rio."

(Osho)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!