MEDO DA INTIMIDADE VERDADEIRA
14/01/2020 11:23 em Inspire-se

Todas as pessoas tem medo da intimidade — ter ou não ter consciência desse medo é outra história. A intimidade significa expor-se perante a um estranho — e todos nós somos estranhos; ninguém conhece ninguém. Somos  estranhos a nós mesmos, porque não sabemos quem somos.

A intimidade aproxima-o de um estranho. Tem de deixar cair todas as suas defesas; só assim a intimidade é possível. E o seu medo é que se deixar cair todas as suas defesas, todas as suas máscaras, quem sabe o que o estranho poderá fazer. Todos nós andamos a esconder mil e uma coisas, não só dos outros, mas de nós próprios, porque fomos criados por uma humanidade doente com toda a espécie de repressões, inibições e tabus. Parece mais seguro manter uma ligeira defesa, uma pequena distância, porque alguém poderá se aproveitar das suas fraquezas, da sua fragilidade, da sua vulnerabilidade.

Toda as pessoas tem medo da intimidade. O problema torna-se mais complicado porque todas as pessoas querem intimidade. Toda pessoa quer ter intimidade com alguém, porque, de outro modo, estará sozinha neste Universo — sem um amigo, sem um amante, sem ninguém em quem confiar, sem ninguém a quem abrir todas as suas feridas. E as feridas não saram se não forem abertas.

 

(Osho)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!