SOFRIMENTO CONSCIENTE
13/04/2020 09:04 em Inspire-se

A Humanidade está destinada a ultrapassar o sofrimento, mas não da forma que o ego imagina. Um dos pressupostos errados do ego, um dos seus muitos pensamentos ilusórios é: «Eu não devia ter de sofrer.» Por vezes, este pensamento é transferido para uma pessoa próxima de nós: «O meu filho não devia ter de sofrer.» É este mesmo pensamento que está na raiz do sofrimento.

O sofrimento tem um propósito nobre: a evolução da consciência e a eliminação do ego. O Cristo crucificado é um arquétipo. Representa todos os homens e todas as mulheres. Enquanto continuarmos a resistir ao sofrimento, o processo é lento, pois a resistência cria um ego maior que terá de ser eliminado.

Porém, quando aceitamos o sofrimento, regista-se uma aceleração desse processo, decorrente do facto de sofrermos conscientemente. Podemos aceitar o nosso próprio sofrimento, assim como o das outras pessoas, por exemplo, dos nossos filhos ou dos nossos pais. No seio do sofrimento consciente já existe transmutação. O lume do sofrimento converte-se na luz da consciência.

O ego declara: «Eu não devia ter de sofrer», e esse pensamento ainda nos faz sofrer mais. É uma distorção da verdade, que é sempre paradoxal. A verdade é que precisamos de dizer que sim ao sofrimento para o podermos transcender.

 

Eckhart Tolle

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!