A MENTE É COMO UMA TELA DE TV
30/08/2020 20:46 em Inspire-se

"Todo o segredo da meditação é não ser a favor nem contra, mas ficar despreocupado, distante, sem qualquer gostar ou desgostar, sem qualquer escolha."

 

A meditação é um método simples. Sua mente é como uma tela de TV. Memórias estão passando, imagens estão passando, pensamentos, desejos, mil e uma coisas estão passando; sempre é a hora do rush. E a rua é como uma rua indiana: não há regras de trânsito, e todos seguem em todas as direções. Você precisa observar a mente sem qualquer avaliação, sem qualquer julgamento, sem qualquer escolha; precisa simplesmente observá-la despreocupadamente, como se ela nada tivesse a ver com você; você é apenas uma testemunha. Essa é a consciência sem escolha.

Se você escolhe, se diz: “Este pensamento é bom, vou retê-lo”; ou: “Este é um belo sonho, eu deveria desfrutá-lo um pouco mais”, se você escolhe, você deixa de ser testemunha. Se você diz: “Isto é ruim, é imoral, um pecado, deveria jogá-lo fora”, e começa a lutar, de novo você deixou de ser testemunha. Você pode deixar de ser testemunha de duas maneiras: sendo a favor ou sendo contra. E todo o segredo da meditação é não ser a favor nem contra, mas ficar despreocupado, distante, sem qualquer gostar ou desgostar, sem qualquer escolha. Se você puder agir, mesmo que por alguns momentos, como testemunha, ficará surpreso com quão extasiado você se tornará.

Osho
 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!